21 février 2011

Schwartz

Julgando pela foto a fila é pequena, mas não faz justiça à realidade...Como disse, no meu arquivo de viagem, na pasta "possível visita"estava a Schwartz, a delicatessem menos provável para receber a visita de um chefe de cozinha, mas como já falei eu sou só um cozinheiro e adoro novidades e sou louco por bons sanduíches.A imagem daquelas múltiplas fatias de carne não saíam da minha cabeça e como minha mulher sabe ler meus pensamentos, em um dia que estávamos próximos ao Boulevard Saint Laurent topamos checar o lugar.Fazia frio e uma neve fina caía sem pena dos corajosos enfileirados, para piorar era dia 31 de dezembro, 3 da tarde e depois de 20 minutos, gelando, desistimos .A vontade aumentou e resolvemos tentar nossa chance de novo.Tentamos um outro dia qualquer  e, com esperança, depois de mais 20 minutos conseguimos entrar no lugar!!!!!!!!!!!!!!
Era , exatamente como no documentário, reconhecemos o fatiador de carne, a garoto que limpava as mesas, e para nossa surpresa vimos que as mesas de 6 eram preenchidas, aleatoriamente, com convivas de todos os tipos, com um ideal em comum: O sanduiche de pastrami e mostarda.Tudo parecia saído de um filme antigo, dos funcionários ao cardápio, era bem vintage, pedi os clássicos, o meu média gordura e o dela ligth, um prato de fritas e até me arrisquei no pepino ,que adorei.Acabamos , encurralados pela proximidade dos vizinhos de mesa, já que nos deram o lugar perto da parede, face à face.Mas melhor que comer foi observar o entra e sai, os sons de prazer dos clientes, e fazer parte , por um curto espaço de tempo daquele lugar, fora do tempo e do espaço.Devorei meu prato, e também cada informação e imagem daquele ritual de preparo, logística e serviço, fiquei tão animado que acabei saindo por uma porta e entrando na outra para comprar temperos Schwartz, para carnes, aves e até para fritas.Não que eu vá usá-los para tudo, mas era como um souvenir de um monumento, que compramos para guardar para sempre a lembrança daquela experiência.Durante as férias continuamos buscando ícones gastronomicas da cidade , levados pelo sucesso deste, primeiro ,arquivo que abrimos.

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire

deixe sua mensagem / laissez votre message

Qui êtes-vous ?

Bretão da cidade de Saint Malo, noroeste da França, chef , formado em cozinha clássica francesa,31 anos de carreira , para saber mais conheça o meu curriculo. Breton , né à Saint Malo en Bretagne, formé en cuisine classique, 31 ans de métier;plus d' informations sur mon cv.