15 février 2012

Sopa da Mamãe

Como Papai Noel...apareço uma vez por ano, deixo algumas surpresas e volto no ano seguinte!Para quem se interessa por meus escritos peço desculpas,a falta de tempo , o trabalho, az vezes quero tanto compartilhar minhas descobertas e minhas experiências mas fico preso entre as agulhas do relógio.
Desta vez falarei , brevemente, sobre um utensílio que detestei a vida inteira e que um acaso me faz divulgar nas páginas da edição de Páscoa da revista GOSTO.Aproveito para homenagear a pessoa que me fez detestar o barulho da panela de pressão.Minha Mãe, que nunca gostou de cozinhar... detestava cenouras, cebolas e temperos, queria que eu fosse militar, mas a vida me levou a comandar outro tipo de regimento.Voltando à pressão...o ritual da sopa de minha mãe , que começava de maneira negligente para os padrões de um chefe, em plena tarde, no preparo dos bons legumes da Bretanha, couves ,alcachofras, repolhos e batatas do jardim do meu pai e algumas outras verduras eventuais, atingia seu ápice - tanto em ruído, quanto em vapor- no fim da tarde.A cozinha, coração da casa dos meus pais, estrategicamente envidraçada para a rua, ficava tomada por uma bruma perfumada, meu Pai começava a retirar do "frigidaire"suas charcuteries ( frios) a manteiga com , suculentos, grães de sal de guérande e com sua faca , cortava fatias , generosas, do pão de casca crocante .Eu, desde pequenino, criei o hábito de abrir e fechar a porta , e só entrava na cozinha quando a panela se calava. Cresci detestando panelas de pressão, mesmo se eu amava aquele ritual,  nada me faria cozinhar em uma panela daquelas ...Durante as minhas férias , perdi minha Mãe e no dia que voltei a revista GOSTO perguntou a minha mulher se eu faria o artigo.Minha primeira reação foi a recusa, mas logo pensei que a melhor maneira de homenagear aquela pessoa tão amada era preparar os meus pratos da sua maneira,na boa e velha PANELA DE PRESSÃO!Confesso, é um método parecido com as belas panelas de esmalte coloridas, objetos cultuados por todos, próximo às panelas de barro e o fogão à lenha, enfim é um cozimento ecológico, que preserva e harmoniza os sabores.Continuo detestando o barulho, mas começo a gostar do resultado!Merci Maman!

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire

deixe sua mensagem / laissez votre message

Qui êtes-vous ?

Bretão da cidade de Saint Malo, noroeste da França, chef , formado em cozinha clássica francesa,31 anos de carreira , para saber mais conheça o meu curriculo. Breton , né à Saint Malo en Bretagne, formé en cuisine classique, 31 ans de métier;plus d' informations sur mon cv.